quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Políticas Públicas e Educação: Desafios para a Construção de Práticas Inclusivas


Indubitavelmente políticas públicas e educação formam a parceria perfeita para desenvolvimento e porque não dizer para o crescimento sócio-educacional do país no limiar do 3º milênio.

Incluir tem sido palavra de ordem na educação brasileira, no entanto percebe-se que a falta de amadurecimento ou de interesse faz com que a falta de amadurecimento ou de interesse faz com que permaneça no marasmo. E isto não se aplica apenas, a educação básica, observa-se também que no Brasil as Instituições de Ensino Superior (IES) tem enfrentado problemas no que diz respeito ao avanço na construção de um conhecimento cientifico solido. A Implementação de práticas inclusivas através da formação continuada dos educadores envolvidos no processo educativo viria favorecer o impulso no que diz respeito à elevação do nível dos profissionais da educação.

As políticas públicas direcionadas para a educação ainda no estão sendo trabalhadas com direcionamento para que cada setor consiga aproveitar e tão logo crescer levando o resultado desse crescimento a quem de direito.

Políticas Publicas e Educação, o desafio do 3º milênio, e o que tem sido feito para por em prática o resultado desse investimento? Fala-se nas escolas inclusivas onde maioria não incluem, não são adaptadas para os alunos portadores de necessidades especiais, os professores são aproveitados de acordo com a necessidade da escola, as famílias sem esclarecimento, sem norteamento conformam-se e ainda agradecem pela chance de ter uma escola que receba a criança..

Faz-se necessário ter pessoas a frente do processo educativo, preocupadas e com o olhar voltado para processo inclusivo de acordo com a necessidade de cada um. Como diz EIDE, apud Hartley “Homens necessitados não são homens livres”, sem liberdade falta também o interesse e o entusiasmo. Não pode ser esquecido que “o aluno é a peça fundamental para a formação de um futuro promissor” (Bertalote). No entendimento de Moacir Gadotti olhando o educador é categórico quando diz que “ todo educador, todo profissional da educação tem que ser aluno para que esteja vendendo um produto de qualidade”.

E preciso que surjam propostas com inovações no sentido de despertar não somente os profissionais da educação, como também as autoridades responsáveis pela aplicação e pelo desenvolvimento dessas políticas publicas, no qual o objetivo esteja voltado para o crescimento do setor educacional do país, uma vez que a educação é a base para o progresso de toda nação.


Profª. Esp. Filomena Lages

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